Exercícios de Pedagogia Profunda – Uma inclusão da Alma na EducaçãoCéline Lorthiois. São Paulo, Ed. Paulus, 2008.

Exercícios de Pedagogia Profunda apresenta facetas de crianças e adolescentes, colhidas à margem de sua escolas, à margem de suas famílias, em um ambiente pedagógico criado para acolher todas as formas de vida que eles quisessem trazer e criar. As histórias apresentadas aqui constituem material para refletir, nunca receitas…

 

Corpo em Jung - Estudos em Calatonia e Práticas Integrativas. SPACCAQUERCHE, M. E. (Org). São Paulo: Vetor, 2012.

No meu capítulo: “Os toques sutis na educação – Um re-ligar do corpo com a cabeça (LORTHIOIS, C.) enfoco diversas possibilidades e alguns limites do ensino e do uso dos Toques Sutis em Educação.

O ensino de Toques Sutis nos cursos de formação em Pedagogia Profunda – baseada no pensamento de C. G. JUNG-  leva a considerar o uso desses toques nos diversos ambientes educacionais nos quais atuam os profissionais que recebem essa formação; os benefícios dos toques sutis se manifestam tanto no adulto-educador quanto na criança-aluno, ora aplicando, ora recebendo os toques.

O leque das experiências avaliadas levará a considerar a importância e a necessidade de uma reflexão sobre a ética do trabalho corporal em ambientes educacionais, e a colocar aqui alguns  marcos iniciais.

 

Danças Circulares Sagradas – Uma proposta de Educação e Cura. Org. Renata Ramos. São Paulo : Ed. Triom.

Este livro reúne capítulos escritos por doze pessoas que têm em comum o amor e a dedicação às Danças Circulares; ele traz aos leitores experiências e considerações provindo da inserção dessas danças em diversos contextos, formais ou informais, lúdicos, didáticos ou terapêuticos.

No meu capitulo: “As danças circulares na roda da vida” (LORTHIOIS, C.), escrevo sobre a profunda pedagogia da dança circular.

 

A escola reconsiderada a partir do discurso de alunos. LORTHIOIS, Marie-Céline G.R.F.Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação (PUC/SP), 1990.

Neste trabalho, procurei dar alguns passos em direção a um educar melhor, baseando-me no pensamento de Paulo Freire.

 

Amoras e Jabuticabas: Raízes e Frutos de uma Pedagogia Profunda para Todos. Dissertação de mestrado de Bruna Hamer sobre o tema da Pedagogia Profunda:

http://www2.fc.unesp.br/Bibliote…/DetalhaDocumentoAction.do… DIS_MEST20140509_HAMER BRUNA LASELVA.pdf